sexta-feira, maio 02, 2008

ENTREVISTA 101: Xico Sá

Photobucket

Xico Sá é um sujeito masculino e multifacetado, sempre cercado por palavras. É escritor, cronista, roteirista, letrista e confeiteiro; escreve limeriques em bolos como ninguém. Das capitanias hereditárias de seu antepassado Mem, sobrou-lhe apenas a calvície. Seus únicos parentes conhecidos são a irmã Sandra e o amigo de Guarabira, mas ele não gosta de falar sobre hereditariedades, nem capitanias.

Jornalista por profissão - ora investigativo, ora cultural, ora, ora – foi responsável por grandes furos jornalísticos e culinários, ganhando várias rifas de frango por sorte e sendo reconhecido com o Prêmio Esso de Jornalismo e Prêmio Folha por competência. É autor prolífico, com oito obras publicadas e com participação como co-autor em outras cinco, além de ter escrito dezenove receitas de bolos. Roteirista do filme "O Deserto Feliz", desde 2005 é também ator esporádico e espasmódico, quando sóbrio. No passado foi groupie - ou “parceiro musical”, como faz questão masculina de frisar - do grupo Mundo Livre S/A e radialista no longínquo país do Cariri, separatista desde que Xico passou a transmitir suas receitas pelas ondas sonoras do sertão.

Atualmente, escreve (alta) literatura disfarçada sob a forma de crônicas futebolísticas às sextas-feiras, no jornal Folha de São Paulo, dia em que também elabora seus melhores bolos. E elaboraria outros mais se a coluna fosse publicada no fim de semana, quando apenas o álcool, as letras, a hereditariedade e uma bananeira lhe fazem companhia em aventuras descritas em seu blog pessoal, “O Carapuceiro”.

Então, um brinde masculino, Xico! E Sá(ravá)!


Revista Errata - Você é uma pessoa muito ativa, inclusive nas relações ditas homossexuais. Entre política, drogas, sexo e futebol, você poderia nos liberar um furo que mataria muito PC Farias de inveja?
Xico Sá -
Rapazes, na minha terra a moral mínima sempre foi essa, de mão única: só é viado quem dá, quem cede o fogareiro, o boga, o fiofó, o oiti... Como fazer, sem um dólar furado no bolso, para assistir aos velhos faroestes ou os tantos Tarzans sem antes comer o baitola, o belo perobo que fazia ponto no cinema, o heróico Eudes do cine Eldorado de Juazeiro? Só se fosse roubando. E entre roubar e abater um viado limpinho, sempre escolhíamos a legalidade, por supuesto. E chega de furos, encerrei a carreira de Bob-Watergate-Woodward-do-Crato numa casa de massagem de Bancoc, Tailândia, anos 90, minutos antes de embarcar com PC Farias para o Brasil.

Revista Errata - Em tempos de biodiesel, e vindo da Catalunha brasileira, você vê o Nordeste como o futuro motor separatista do Brasil?
Xico -
Separar nada, isso é papo de sulista. Vamos ser a grande potência exatamente para inverter o mando, fazer o eixo Rio-SP se curvar mais uma vez diante da Nação Kariri, será um lindo e humilhante massacre. Mas em uma coisa, infelizmente, não vamos poder nos vingar direito: não tem como mandar de volta à Central Globo de Dramaturgia toda a merda que nos enviaram nesses anos todos. Sorry, dotô Roberto Marinho, adonde o sr. estiver.

Revista Errata - O que o jornalismo já lhe rendeu até agora? Você ficou rico escrevendo? Minha vida depende de você... O agiota mal-encarado que me liga todo dia não parece ser lá muito compreensivo.
Xico -
Amigos, quem bebe bem e fode muito mal não tem tempo para ficar rico. Para completar, acho que dinheiro ganho com jornalismo é igual a dinheiro ganho com jogo de azar: a gente tem que torrar mesmo, imediatamente, porque, convenhamos, não se trata de um ofício dos mais honestos e religiosos da face da terra. De qualquer forma... pra comer não, mas pra beber te ponho na mão umas patacas. É só chegar aqui na esquina da Fernando de Albuquerque com a Augusta, distrito da Consolación, San Pablo, daqui não sairás com o fígado impune.

Revista Errata - Você tem um caso bem comovente sobre uma tia com prisão de ventre, mãe de um filho que enriqueceu limpando fossas. O que você acha da liberdade de imprensa, da liberdade jornalística, da Lei Áurea e do caso Luis Nassif versus Revista Veja?
Xico -
Porra, pelo menos essa história familiar da merda começou a me render um romance até decente, tô terminando o danado agorinha. Alias já teria terminado se não fosse a bosta dessas minhas respostas a esta entrevista, mas deixa pra lá, a comédia é essa. Quanto aos jornais,revistas e periodistas envolvidos nas grandes questões nacionais, só tengo um conselho para o distinto público: não compre jornal, minta você mesmo!

Revista Errata - Gelo. Uma hora ele está lá, outra hora não. Mau-caráter?
Xico -
Aí sim, uma questão edificante. Em SP, no verão, pelo menos as tempestades ajudam: basta botar o uísque na janela que a chuva de granizo prepara o nosso drinque. Minha patroa também é do ramo: sempre me recebe com três pedras na mão, para dizer o mínimo, como escrevem os editorialistas da Folha.

Revista Errata - Para trazer o personagem aos tempos modernos, os roteiristas de Hollywood farão Indiana Jones partir em busca de uma virgem no próximo filme. Você não acha uma sacanagem sacrificá-las em nome de deuses pagãos? No roteiro de Deserto Feliz, você privilegiou tais iguarias de destinos semelhantes?
Xico -
Rapaz, se o Paulo Caldas (diretor do filme) dependesse destas mãos calejadas para fazer o filme... o máximo que chegaria era a participar do Festival do Minuto, o certame de micro películas do Sesc São Paulo. Sou totalmente Mobral, analfabeto de pai e mãe em matéria de transformar qualquer coisa em imagem de cinema. Pero, com a ajuda de Caldas,Manuela Dias e Marcelo Gomes (“Cinema,Aspirinas e Urubus”) até que botei uma ou duas putarias na história, principalmente empurrei a desalmada da lolitinha sofrida na raparigagem da vida pro inferno de vez.

Revista Errata - Da sua experiência no convívio com pseudo-celebridades, você escreveu um livro sobre a corrida narcisa tamburella em busca da fama. O que tem de divino na comédia do Big Brother?
Xico -
Sim, escrevi um livro de encomenda para a editora Objetiva,do Rio, que se chama “Divina Comédia da Fama –paraíso, purgatório e inferno de ser uma celebridade”. Até que vendeu bem, mas ninguém ficou com essa miséria em casa, todo mundo vendeu no sebo, inclusive os amigos. Sempre encontro o danado autografado nas calçadas. Eu faria o mesmo. De divino no BBB só o que rende de punhetas para os nossos bravos mão-peludas Brasil afora.

Revista Errata - Jesus optou por transformar água em vinho ao invés de transformá-la em aguardente, o que semanticamente seria muito mais simples. Ao contrário do Pai, que é tímido, Ele não te parece exibido?
Xico -
Sim, eis o momento crucial da humanidade. Ao optar pela viadagem do bom vinho, essa coisa que enche a boca de orgulho dos Renatos Machados da vida e outros exibicionistas e novos-ricos, o cabeludo da cruz criou a confraria mais esquisita do mundo: a dos homens que cheiram a rolha e chacoalham a porra na boca antes de mandar para dentro.

Revista Errata - O mangue beat foi um rótulo criado pela imprensa sulista para definir o indefinível, ou os caras do Chico Science e do Mundo Livre S/A tinham consciência do que estavam fazendo, apesar de você mantê-los em coma alcoólico 90% do tempo?
Xico -
Imagina se com a boa maconha, Cabrobó roots, do começo da década de 90, alguém tinha noção de qualquer coisa no Hellcife. Foi lindo, mas não me pergunte como!

Revista Errata - Xico, quais são seus ídolos? Você acredita no fim do mundo? Qual é o sentido da vida? Quem é Deus? Qual é a solução da pobreza? Qual é o final de Lost? Responda numa só frase e com rimas.
Xico -
Que os ídolos ardam na fogueira
De lenha boa e acesa na cachaça,
Que Deus tome uma e veja a farsa
Que submeteu essa nação fuleira,
Pois a única saída para a massa:
É fazer merda e pedir a saideira!

Revista Errata - Dê um conselho verdadeiro para os futuros jornalistas e conte uma mentira para os nossos leitores.
Xico -
Tudo num só verso de Fred Zero Quatro: jornalistas mortos não mentem.

BATE-BOLA:
- Bananeira:

Fotossíntese do pau.
- Bolsa-Família:
O direito do miserável poder curtir uma ressaca sem ter que ser escravizado às 5 da manhã debaixo de um sol filho da puta de quente.
- Um processo inesquecível:
O do coronel Ubiratan, aquele do massacre do Carandiru. Deus castiga!!!
- Nova literatura brasileira:
Bebe-se pra caralho e escreve-se socialmente, inclusive este escriba caindo aos pedaços, se é que vocês me entendem.
- Cuecas boxer:
Tô dentro até o talo.
- Região sudeste:
É como a linha paulista do metrô e também como o amor: começa no Paraíso e termina na Consolação.

Marcadores: , , ,

Adicione este post ao del.icio.usAdicione este post ao TechnoratiAdicione este post ao DiggAdicione este post aos favoritos do GoogleAdicione este post ao stumbleuponAdicione este post ao facebookAdicione este post ao LinkkAdicione este post ao UêbaAdicione este post ao diHITT

36 Comentários:

  • he he he he he

    Por Anonymous Anônimo, às 7:02 PM, maio 02, 2008  

  • no creo...
    isto é uma miragem?
    é um avião?
    é o super-homem?
    nããããããão!!!!
    é um post novo!!!

    u-hu!

    mas comento só amanhã.

    té!

    Por Blogger Sekka, às 12:01 AM, maio 03, 2008  

  • estão chiques! cheios de entrevistados... e pessoas famosas andando por aqui... o q aconteceu? ganharam um cartaõ do governo? rss

    Por Blogger Carrie Bradshaw Tupiniquim da Silva, às 9:35 PM, maio 03, 2008  

  • Ele é a cara do PC Farias.

    Por Anonymous Anônimo, às 2:47 AM, maio 04, 2008  

  • Uiiiia.. ai lóveiu Xico Sá

    Beijos da Adri
    http://drikaninha.zip.net/

    Por Anonymous Anônimo, às 10:21 PM, maio 05, 2008  

  • Xico Sá na Errata??? Só no Crato mesmo!!

    Veleu pelos minutos de diversão. Xico Sá é uma onda mesmo.

    Grande abraço!

    Por Anonymous Anônimo, às 5:34 AM, maio 06, 2008  

  • grande enganador esse xico sá...

    Por Anonymous Anônimo, às 3:26 PM, maio 06, 2008  

  • Cuecas boxer: tô talo até o dentro.

    Por Blogger Srta.T, às 5:26 PM, maio 06, 2008  

  • E eu q achava q andava sumida, tsc, tsc, tsc...

    Sempre odiei vinho.Agora sei pq!

    Por Blogger Cláudia, às 11:02 AM, maio 07, 2008  

  • E o meu ex-chefe vivia dizendo:

    "Autor bom é autor morto!"

    E podeixá,XicoSá, não compro jornal faz muito tempo e vivo só de mentiras.

    Por Blogger Sekka, às 2:52 AM, maio 08, 2008  

  • Agora me ocorreu que Xico Sá precisa de um mapa do metrô de SP. Espero que pelo menos ele não resolva dar umas bandas amarrado em mil balões por aí.

    Por Blogger Srta.T, às 8:54 AM, maio 08, 2008  

  • Doc Taliesin

    vc tem toda razão!!!!

    Só eu que não tenho acesso ao seu tão falado, e mal falado, blog de humor...(????)Humor oq msm?

    Por Blogger Cláudia, às 1:46 AM, maio 10, 2008  

  • kd todo mundo? a greve dos "postadores" e dos "comentadores" vai até quando?

    =(

    Por Blogger Sekka, às 7:50 PM, maio 10, 2008  

  • Muito bom.
    O Xico é nota 1000!

    Cheers

    Por Anonymous Anônimo, às 2:22 PM, maio 11, 2008  

  • Como já cantou em prosa e verso eduardo dusek:

    "E o mundo acabou!"

    Por Blogger Maçã Mordida, às 4:07 AM, maio 17, 2008  

  • Uma bola de feno passa rolando pelo blog. Nada, ninguém. É um blog-fantasma.

    Por Blogger Srta.T, às 11:57 AM, maio 20, 2008  

  • o último apague a luz.

    Por Blogger Sekka, às 11:51 PM, maio 20, 2008  

  • Tic!Apaguei.Agora segurem as calcinhas meninas!Ou as cuecas...ou...deixa quieto!

    Por Blogger Cláudia, às 2:56 PM, maio 21, 2008  

  • Nossa, fico um tempo sem me consultar com os doutores e quando volto eles estão de férias.
    Que coisa! Alguém poderia acender a luz por favor porque eu tenho medo de escuro?

    Por Blogger Carola, às 9:02 AM, maio 27, 2008  

  • Cadê postagem nova, doutores???
    What the Hell???

    Por Anonymous Anônimo, às 10:04 AM, maio 27, 2008  

  • *Cri cri cri cri*

    o/

    Por Anonymous Anônimo, às 3:18 PM, junho 05, 2008  

  • é greve?
    ...olha que os Doutores não estão em Hollywood!!!

    Por Blogger Cláudia, às 4:29 PM, junho 08, 2008  

  • é greve?
    ...olha que os Doutores não estão em Hollywood!!!

    Por Blogger Cláudia, às 4:29 PM, junho 08, 2008  

  • A greve parece ser geral e irrestrita...

    O Surfista do Espaço vai pegar vcs de jeito, ora, se vai...

    Por Blogger Sekka, às 9:11 PM, junho 08, 2008  

  • Senhores Doutores, o que há? Um recesso de criatividade?
    Por acaso estariam os senhores em uma excursão de compras no Gabão? Ou ainda numa turnê internacional de apresentação do incrível número de multiplicação do Dr. Albieri? O que se passa?

    Por Blogger Lelo, às 3:52 PM, junho 10, 2008  

  • Vocês viram "2001: Uma Odisséia no Espaço"? Hummmhahahahahaha...(hic!) Ops, deu soluço!

    Eu só posso lhes dizer que (hic!)... ainda nesta semana, no fi(hic!)nal dela, haverá um post novo. E eu só (hic!)... posso lhes dizer que... (hic!) AH, NÃO!!! Não era isso! E eu não disse a única coisa que poderia lhes dizer. Bom... O soluço sumiu...

    Mas ó: que filme, este "2001". Meio datado, mas... que filme!

    (sobe trilha de "Os Embalos de Sábado a Noite")

    Por Blogger Revista Errata, às 7:28 PM, junho 10, 2008  

  • hahaha... hic, hic...

    enganei uns bobo
    na casca do ovo

    enganei uns bobo
    tá sem post novo

    ***

    Então como é que é, sempre foi e sempre será?
    Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá!
    A turma é mesmo boa!
    É mesmo da fuzarca!
    Sport! Sport! Sport!

    =P

    Por Anonymous Anônimo, às 10:23 PM, junho 13, 2008  

  • Quer, quer, quer...quer cazá comigo?Seremos bons amigo...láláialáia

    ...aproveitando o gancho.(??)

    Por Blogger Cláudia, às 10:21 AM, junho 14, 2008  

  • nunca acredite em bêbado!

    Por Anonymous Anônimo, às 7:06 PM, junho 15, 2008  

  • Mas vocês estão contando semanas terrestres... A nossa termina na sua quarta-feira. Alguém quer pastel? Caldo de cana me dá soluços...

    Por Blogger Revista Errata, às 12:58 PM, junho 16, 2008  

  • Soluço?

    Faça esta simpatia:

    Vá até a janela do escritório e grite Sport Campeããããããããoooooooooooooo!!! com toda a sua força mesmo até a goela arrebentar.
    Se arrebentar, a soluço passou.

    huahuahuahua

    Por Anonymous Anônimo, às 1:07 PM, junho 16, 2008  

  • ué... cadê?

    Por Blogger Anita, às 3:10 PM, junho 16, 2008  

  • Qual dos doutores assina como Revista Errata? É um ser masculino ou feminino? É um ser terrestre, aquático, espacial ou espiritual?

    Por Anonymous Anônimo, às 10:48 PM, junho 16, 2008  

  • eco... eco... eco... eco... eco...

    (a casa tá vazia mesmo)

    Por Anonymous Anônimo, às 4:56 AM, junho 17, 2008  

  • alguém disse ser espiritual?
    tou aqui!

    >;¬P

    Por Anonymous Anônimo, às 10:05 PM, junho 17, 2008  

  • Tudo bem, tudo bem, confesso que sou fã do Xico Sá, mas já fiquei enjoada de ver a foto dele.
    Vcs podiam colocar outras fotos já que não há post novo.
    Podia ser uma foto do Dr. Gori, sorrindo e segurando um buquê de lírios brancos à la Pedro de Lara.
    Ou o Dr. Jivago com vestido de noiva.
    Ou então... ih, minhas idéias acabaram.
    Alguém tem outra sugestão?
    Cláudiaaaaaaaaa, dá uma idéia boa, dá?

    Por Blogger Sekka, às 10:36 PM, junho 17, 2008  

Postar um comentário

<< Voltar para a Página Inicial


Jujubinhas Sortidas: Alien | Aviso | Blogueiro Convidado | Deficiência | Entrevista | Errata Comics | Humor | Imagem | Morto do Dia | Passatempo | Religião | Sexo
© Copyright 2006-2009, Blog Revista Errata - Humor Nonsense